Rotary Club de São Paulo Sudeste tem projeto internacional aprovado pela Fundação Rotária

Seis unidades de UTI Neonatal do Hospital São Francisco de Assis em Jacareí receberam melhorias

Na manhã de 15 de junho, o governador do Distrito 4420, Claudio Takata, visitou o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, São Paulo. Acompanhado de alguns integrantes do Rotary Club de São Paulo Sudeste, como a presidente Priscila Vitorino e dos companheiros Annibal Antunes Jr, Milton Roberto Rucker, Remo Higashi Battaglia, Ramez Abdul Badreddine e Rui Cabral de Mello, além de Francisco Mo, companheiro do Rotary Club de São Paulo Aeroporto e Edgar Sasaki, vice-prefeito de Jacareí, Takata foi conhecer as seis unidades de UTI Neonatal do hospital que receberam melhorias e novos equipamentos após projeto internacional realizado por meio de Subsídio Global ser aprovado pela Fundação Rotária.

A equipe rotária foi recebida pelo vice-presidente do hospital, Pedro Guimarães, acompanhado da diretora administrativa Mara Liberato, da gerente de Comunicação e Projetos, Fernanda Costa, da enfermeira e coordenadora da UTI, Rosana Silva e da médica Neonatologista, Dra. Cintia Specian. Em seguida, os rotarianos assistiram a um vídeo sobre a entidade. Os dirigentes do hospital falaram sobre a importância e os benefícios dos equipamentos adquiridos, além de agradecer a parceria com o Rotary. O Hospital São Francisco de Assis já conta com 17 Unidades de Leito de UTI Neonatal que atendem em média 26 recém-nascidos por mês, abrangendo 39 cidades da região, esse reforço aumentará o número dos atendimentos. Os bebês normalmente permanecem internados cerca de três meses na UTI, sendo que a unidade fica aberta em tempo integral para acesso e presença dos pais.

O governador do Distrito afirma que este foi um dia histórico. Estamos viabilizando não apenas novos equipamentos, mas sonhos e esperanças de uma nova vida. Segundo ele, ajudar às crianças a terem uma boa recuperação ao lado de seus familiares, melhora em outras áreas, e por isso é tão importante que essa região carente receba leitos de qualidade. O bem estar do próximo é nossa responsabilidade para uma sociedade mais justa, declara Takata.

O projeto visa à redução da taxa de mortalidade infantil em crianças de menos de cinco anos, facilitando o atendimento e tratamento médico especializado, oferecendo qualidade de vida, saúde e acolhimento humanizado, para o bem estar dos pacientes e seus familiares. Serão beneficiados recém-nascidos de famílias carentes, com atendimento por intermédio do SUS (Sistema Unificado de Saúde) que apresentem alguns dos seguintes fatores: prematuridade; doenças congênitas; síndromes e patologias que requeiram acompanhamento intensivo.

Associada à modernização das unidades, foi implantada a campanha educativa, visando à importância da amamentação do prematuro e queda na mortalidade infantil. O material educativo e de prevenção, tanto manual quanto audiovisual, tem por objetivo ensinar a ordenha de leite materno para consumo do bebê (primeiro por sonda e depois na própria mãe), prevenir infecções, desenvolver o sistema neuropsicomotor da criança e prevenir intolerância alimentar posterior à internação, pois o leite materno é considerado complemento do tratamento intensivo. Inclui esclarecimentos quanto aos vários fatores que levam a uma gestação considerada de alto risco e que requer atendimento especializado de alta complexidade como: hipertensão, diabete, gravidez tardia (idade avançada), gemelaridade, uso de drogas, síndromes, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o incentivo efetivo ao aleitamento materno em hospitais (título de Hospital Amigo da Criança que o hospital possui desde 2002) tem causa direta na redução da mortalidade infantil em até 60. Além de servir para as mães e equipe da UTI Neonatal, o material educativo será disponibilizado para download em escolas de enfermagem da região.O hospital mantém um serviço de Follow-up da criança de risco, que acompanha os bebês que passam pela UTI até completarem oito anos, a fim de prevenir possíveis desvios no desenvolvimento.

Os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais maiores, que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis nas áreas de enfoque do Rotary. O valor investido na melhoria das unidades de UTI Neonatal foi dividido entre o RCSP Sudeste - Distrito 4420 e clubes parceiros internacionais como na França, o Rotary Club Thonon Genevois International; Rotary Club Voiron; Rotary Club Thonon Leman e Rotary Club Annemasse Genevois - Distrito 1780; Distrito1710, e Rotary Club Lille Lesquin ? Distrito 1520. Em Taiwan, o Rotary Club Taipei North; Rotary Club Hwashan; Rotary Club Southgate; Distrito 3521; Distrito 3522 e Distrito 3523, junto à Fundação Rotária, totalizando a quantia de US$ 74.950,00 (R$ 240.317,20).



Hospital São Francisco de Assis

O Hospital São Francisco de Assis é mantido pela Associação Casa Fonte da Vida, entidade filantrópica sem fins lucrativos, certificada pelo Conselho Nacional da Assistência Social e reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal. Mantém contrato com o SUS por meio da Prefeitura Municipal de Jacareí, com repasses de recursos estaduais e federais. Suas atividades tiveram início em 1987 mantendo-se até hoje sem interrupção.





Por Natali Fernandes ? MTB 0083122/SP


http://www.rotary4420.org.br/1718/N7225
#Distrito

Fotos

Localizar site dos clubes